RASCUNHO DE ESTUDOS DO CTB PARTE 1



         O CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece as normas do CTB(código de Trânsito Brasileiro), coordena o Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de integrar as atividades, é o órgão máximo para normas e consultas e é designado pelo ministério determinado pelo presidente. Observa-se que de eleição em eleição pode acontecer de mudar o nome do ministério e seus regimentos de acordo com o governo federal. O CONTRAN é subordinado ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) que é então o órgão máximo do  Sistema Nacional de Trânsito.
                                                       
                                                ATRIBUIÇÕES 

      Criar CÂMARAS TEMÁTICAS, estabelecer o seu próprio regimento interno e as diretrizes  dos CETRAN(Conselho Estadual de Trânsito)  e CONTRANDIFE (Conselho de Trânsito do Distrito Federal), Estabelecer as diretrizes do regimento das JARI(Junta Administrativa de Recursos de Infração).
normatizar a arrecadação de multas em estados diferentes do licenciamento do veículo.
normatizar os serviços de aprendizagem, habilitação e expedição. dirimir conflitos entre os estados a união. 
         AS CÂMARAS TEMÁTICAS são formadas por especialistas que objetivam estudar e oferecer sugestões para assuntos específicos.
       O CETRAN - cumpre normas, elabora normas no seu âmbito, estimular e orientar campanhas educativas, julgar recursos contra as JARI, indica um representante para a comissão examinadora de portadores com deficiência , acompanha e coordena atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores , registro e licenciamento de veículos, e reporta-se sempre ao CONTRAN
      Os membros do CETRAN e CONTRANDIFE devem ter experiência em trânsito, o mandato dos membros é de dois anos, admitida a recondução. 
Resultado de imagem para denatran brasília prédio
DETRAN-MA exemplo de órgão executivo do CETRAN-MA
compete as JARI - Julgar recursos contra os infratores, solicitar informações complementares dos órgão executivos de trânsito para uma melhor análise. encaminhar aos órgãos executivos informações sobre problemas observados.

Comentários